Cirurgia para Estrabismo

Geralmente, é possível corrigir o estrabismo com tratamento ainda no estágio inicial da detecção do distúrbio.

Cirurgia de Estrabismo

A cirurgia para correção de estrabismo restabelece o equilíbrio entre as forças dos músculos oculares externos, reposicionando o globo ocular. O procedimento corrige o desalinhamento e, quando possível, restaura a visão binocular.

Quando fazer a cirurgia de estrabismo?

mbora muitas pessoas tenham dúvidas sobre como arrumar olho vesgo (estrabismo), é importante deixar claro que nem todas os indivíduos que têm a condição precisarão fazer a operação. 

Ela pode ser feita em adultos e crianças — inclusive, o estrabismo infantil requer muita atenção —, mas, na maioria das vezes, o oftalmologista tentará corrigir o problema com:

  • Uso de óculos;
  • Lentes corretivas;
  • Tampão e exercícios oculares. 

Todas essas técnicas são bem menos invasivas do que a operação e, por isso, são consideradas, especialmente no caso de estrabismo leve. 

A função de todos esses métodos é tentar treinar os músculos da visão a agir de forma adequada. Algumas lentes garantem, ainda, que o olho fique alinhado enquanto são usadas, o que pode ser muito importante para a autoestima do paciente.

No entanto, existem casos em que a cirurgia é inevitável, principalmente na infância. Quanto mais cedo for detectado o estrabismo, mais chances de obter um resultado satisfatório sem a necessidade da intervenção cirúrgica. 

Aceitamos planos de saúde

Contamos com parceria com a Unimed e Aspas, dois grandes planos de saúde privado para você ter uma cirurgia de qualidade e com bons recursos de nossa clínica.

Nossos principais valores

Hoje, nós somos reconhecidos como uma como uma Clínica médica de Oftalmologia de renome em todo o interior de São Paulo, não apenas oferecendo cuidados e tratamentos excepcionais, mas melhorando os resultados para todos por meio de uma pesquisa médica abrangente. Por mais de 35 anos, nossa clínica já tocou a vida de milhares de pessoas e fornece cuidados e tratamento para todos.

Check-ups médicos

Reconhecida em todo interior de São Paulo e de renome, você pode consultar qualquer um de nossos médicos visitando nossa clínica.

Tratamento médico

Analisamos e tratamos doenças oculares tanto para cuidar da correção de distúrbios da visão e prescrever tratamentos.

Emergência

Se previnir ainda é o melhor remédio, mas sempre estamos relacionados a emergências, consulte nosso Whatsapp.

Profissionais dedicados

Nossa equipe de recepção está preparada para te receber com qualquer consulta médica a qualquer momento.

Dúvidas frequentes

Consulte abaixo as principais perguntas de nossos pacientes, isso pode te ajudar muito.

Enviar
Compartilhar
Tua SaúdeTemas Estrabismo
Cirurgia de estrabismo: quando fazer, recuperação e riscos
Revisão médica: Dr. Arthur FrazãoOftalmologista
março 2022
A cirurgia para estrabismo pode ser feita em crianças ou adultos, mas normalmente não é a primeira solução para corrigir o problema, pois existem outros tratamentos, como o uso de óculos de correção, exercícios oculares ou o tampão ocular, que podem ajudar a obter os mesmos resultados, sem que seja necessário fazer cirurgia.

Porém, nos casos de estrabismo constante na infância, a cirurgia é sempre recomendada para evitar que a criança desenvolva um problema de profundidade na visão, também conhecido como cegueira estéreo, onde a pessoa não consegue enxergar a profundidade.

É sempre importante consultar um oftalmologista para avaliar o tipo de estrabismo e quais as consequências que pode provocar, optando pela melhor forma de tratamento.


Como é feita a cirurgia
A cirurgia para estrabismo normalmente é feita no bloco cirúrgico sob anestesia geral para permitir que o médico seja capaz de fazer pequenos cortes nos músculos do olho para equilibrar as forças e alinhar o olho.

Geralmente a cirurgia não deixa qualquer tipo de cicatriz, uma vez que não é preciso fazer cortes na pele ou retirar o olho. Além disso, caso o médico utilize uma sutura ajustável, pode ser necessário repetir a cirurgia após alguns dias para alinhar completamente o olho.
O pós-operatório da cirurgia para estrabismo é rápido e, normalmente, a vermelhidão e o desconforto, comuns da cirurgia, desaparecem entre 3 dias a 1 semana.

Após a cirurgia, os cuidados mais importantes incluem:

> Evitar conduzir no dia após a cirurgia
> Voltar ao trabalho ou escola apenas 2 dias após a cirurgia
> Usar os colírios prescritos
> Tomar os remédios prescritos pelo médico que podem incluir analgésicos ou antibióticos
> É também importante evitar nadar durante duas semanas, para evitar que água contaminada por bactérias possa entrar no olho e prejudicar a recuperação
A cirurgia para corrigir o estrabismo é bastante segura, no entanto, como qualquer outra cirurgia pode ter alguns riscos como surgimento de visão dupla, infecção do olho, sangramento ou diminuição da capacidade de enxergar. Estes riscos podem ser praticamente eliminados caso todas as indicações do médico, após a cirurgia, sejam seguidas.

Conheça nossos médicos

Temos habilidades excepcionais e treinadas para ajudá-lo com todas as consultas médicas. Os médicos estarão disponíveis com horário marcado, ligue para confirmar sua consulta.

Outros tratamentos

Agendamento fácil

Sinta-se à vontade para entrar em contato com nossa simpática equipe de recepção com qualquer consulta geral ou médica, ligue para nós.

Horário de atendimento

Seg – Sex – 8hs 17hs
Sáb – Dom – Fechados

    Agende uma consulta

    Sinta-se à vontade para entrar em contato com nossa equipe de recepção com qualquer dúvida geral ou médica.

    Estamos sempre a sua disposição.

    Nossa equipe se esforça para tornar cada interação com os pacientes clara, concisa e convidativa. Somos preparados para te ajudar no seu melhor e pior momento da saúde ocular.

    Dr Pedro Oliveira, Oftalmologista

    WeCreativez WhatsApp Support
    Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas.
    Seja muito bem vindo(a).