Toxoplasmose e o gato

Popularmente chamada de “doença do gato”, é muito importante salientar que a transmissão desta doença é mais fácil de se dar por água, vegetais mal lavados , ingestão acidental e carne mal cozida do que pelo gato.
Apenas 1% da população de gatos podem transmitir a doença, e essa contaminação,pelas suas fezes, só acontece por um curto período de tempo. Geralmente de 15 a 20 dias, na fase aguda da doença, e só uma vez na vida deste animal . Depois disso ele fica imune ao Toxoplasma, embora permanece como hospedeiro. Essas fezes precisam ficar expostas a uma temperatura ambiente de mais de 36 graus por mais de dois dias, e esses gatos teriam que comer animais contaminados(aves ou ratos). Gatos domésticos correm muito menor risco de se tornarem hospedeiros desta doença, estando eles sem o contato da rua e comendo ração.
A doença Toxoplasmose e causado por protozoário chamado de Toxoplasma gondii, e as consequências no nosso organismo são muito graves. No olho ela causa uma infeção na retina, levando a baixa visual importante. Essa infecção, pode diminuir e debilitar a visão drasticamente. Na gravidez pode acarretar sérias alterações no feto ou até mesmo o aborto.

Confira 5 cuidados importantes

1 – Cuidado com a ingestão de carne crua ou mal cozida.

2- lave muito bem seus legumes e frutas que vai ingerir, cozimento a temperatura maior que 65 graus.
3 – limpe a caixa de areia de seu animal diariamente, e use luvas para manuseada-la.
4- cultive o hábito de não levar a mão à boca ou aos olhos rotineiramente, isto previne muitas doenças, inclusive a toxoplasmose.
5- não abandone seu animal por causa deste mito. Fale com o veterinário sobre seu gato e um oftalmologista para tratamento e orientação desta e outras doenças.

Confira esta matéria em video.